Um Príncipe do Sul da Alemanha esteve entre nós
Príncipe Henrique da Baviera ficou encantado com a região

A Rota Romântica respirou ares de nobreza e ostentou com orgulho a preservação do legado cultural germânico durante a visita do Príncipe Heinrich Prinz von Bayern, membro da Família Real do Sul da Alemanha, desde a quinta-feira, 3 de outubro. Presente na região para participar da II Semana de Especialidades da Cozinha Bávara, que nesta edição aconteceu no Hotel Ritta Höppner de Gramado, o Príncipe Henrique também conheceu alguns Municípios da região.

Como uma forma de apresentar a autêntica culinária bávara, difundindo a cultura e as tradições entre a Alemanha e o Rio Grande do Sul, surgiu em 2012 o evento “Semana de Especialidades da Cozinha Bávara”. A iniciativa de Cláudio José Weber, Presidente da Associação Rota Romântica, e Günter Meyer, Diretor do Complexo Turístico de Hohenschwangau do Sul da Alemanha, realizou sua segunda edição entre os dias 3 e 6 de outubro no Hotel Ritta Höppner.

Apresentando um menu especial, preparado pelo Chef Alexander Zimmermann da Baviera, com autênticos pratos alemães harmonizados com vinhos e cervejas, o auge do evento aconteceu neste sábado, 5. Na presença do Vice Governador, Jorge Alberto Duarte Grill, do Príncipe Henrique, do Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann, dos Prefeitos de Gramado, Nova Petrópolis, Linha Nova, Presidente Lucena e Ivoti, além de uma centena de convidados, foi noite especialmente preparada com gastronomia, música e um ambiente bávaro no Hotel Ritta Höppner, que completou 55 anos em 2013.

“Este foi um momento significativo. Estamos cada vez mais fortalecendo esta colonização alemã”, disse o Vice Governador ao afirmar que esta parceria entre o Presidente da Rota Romântica e o Diretor do Complexo Turístico de Hohenschwangau ainda vai trazer muitas boas iniciativas.

O Cônsul Geral da Alemanha ressaltou que o evento integra as comemorações do ano da Alemanha no Brasil. “O Rio Grande do Sul não pode ficar de fora destas comemorações, pois é o estado que comemora em 2014 os 190 anos de imigração”, disse ele ao completar que a Baviera é um exemplo dentro da Alemanha pela sua cultura, gastronomia e cerveja que é apreciada em todo mundo.

Além de participar dos jantares da II Semana de Especialidades da Cozinha Bávara, o Príncipe Henrique passou pelos Municípios de Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café, Dois Irmãos e Ivoti. Visitando pontos turísticos e conhecendo um pouco do legado germânico através da arquitetura, apresentações culturais e gastronomia local, o Príncipe Henrique ficou encantado. “Eu conheci um Brasil diferente. Já havia visitado o Rio de Janeiro e São Paulo, mas aqui é uma realidade totalmente diferente. Vi menos desigualdades sociais, um cuidado especial com as cidades e com a preservação da cultura e rostos similares da Europa”, afirmou ele, feliz ao poder se comunicar em alemão com as pessoas durante as visitas. “Sinto-me especialmente feliz em presenciar o cuidado e a batalha para preservar e manter viva a cultura”, completou o Príncipe.

Herdeiro de castelos e proprietário da cervejaria König Ludwig, o Príncipe também conheceu as cervejarias Edelbrau de Nova Petrópolis, Hunsrück de Dois Irmãos, Rasen de Gramado e Schin de Igrejinha, além da cachaçaria Weber Haus de Ivoti. “Elas possuem realidades diferentes, mas vi que todas se empenham na busca pela qualidade, pelo diferencial e para oferecer um sabor único” destacou ele.

Entretanto, não foi só com a cultura alemã que o Príncipe Henrique conviveu durante sua visita. Com o objetivo de apresentar a cultura do Estado, ele visitou o único parque temático do mundo sobre a cultura gaúcha. Além de conhecer a história da formação do gaúcho, os animais e a arquitetura, o Príncipe degustou a gastronomia típica da nossa terra no Parque Gaúcho de Gramado. “Diferente, mas muito saboroso”, apontou o Príncipe.

O Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, junto ao vice Luiz Antonio Barbacovi, aproveitaram a visita do Príncipe e entregaram uma carta de intenções para firmar uma irmandade com a cidade de Garmisch Partenkirchen, localizada na região da Baviera. “Hoje já temos irmandade com cidade da Itália e Portugal. Mas queremos firmar uma aliança também com a Alemanha que é o nosso terceiro pilar de descendência”, destacou o Prefeito Tissot.

Cláudio José Weber, Presidente da Rota Romântica, feliz com a realização do evento e a presença do Príncipe, destacou que iniciativas como esta estreitam cada vez mais os laços com a Alemanha. “Estamos promovendo a culinária como uma forma de manter vivo o contato com a Alemanha. Queremos manter viva e em atividade esta aliança”, disse ele ao agradecer o Hotel Ritta Höppner por abrir as portas ao evento e o Príncipe.

A vinda do Heinrich Prinz von Bayern e a II Semana de Especialidades da Cozinha Bávara foi uma iniciativa da Associação Rota Romântica em parceria com Hotel Ritta Höppner e do Neuschwanstein Hotels & Events.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br