Incentivos e formas de difusão da cultura foram discutidos na Conferência Nacional da IOV
Encontro teve a participação dos sócios da Perene

No último final de semana, de 22 a 24 de fevereiro, representantes de diversas regiões brasileiras e membros da IOV – Brasil (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) reuniram-se em São Bernardo do Campo, São Paulo, para discutir o trabalho da IOV e possibilidades de difusão das mais diversas culturas brasileiras.
Nova Petrópolis, a cidade com mais participantes, esteve representada pelo Subsecretário de Nova Petrópolis da IOV-Brasil, Paulo Roberto Staudt e dos membros Débora Luisa Krauspenhar e Vanessa Birk, sócios da empresa Perene Projetos, Comunicação e Eventos, além da Secretária do Rio Grande do Sul da IOV-Brasil, Carla Cristiane Ferreira, e pelo membro Fábio Rodrigo Guaragni do CTG Pousada da Serra.
Com discussões acerca da organização de eventos culturais como, por exemplo, os festivais de folclore, ações para a preservação da cultura de cada região e o novo modelo de trabalho da IOV-Brasil, a partir de cinco comissões, a Conferência Nacional foi o pontapé inicial para os trabalhos descentralizados da organização.
No encontro foi definida a forma de trabalho e atividades das comissões de Pesquisas Acadêmicas da IOV-Brasil, comunicação e publicações, performance e práticas, projetos e da IOV-Brasil Jovem. Para cada comissão foi definido um coordenador, sendo três de Nova Petrópolis: Paulo Roberto Staudt será o responsável pela Comissão de Projetos, Carla Cristiane Ferreira pela Comissão de Performances e Práticas da IOV-Brasil e Fábio Rodrigo Guaragni pela Comissão de Comunicação e Publicações.
“Tivemos a possibilidade de discutir esta maravilhosa cultura brasileira e o folclore nacional. Como IOV Brasil, queremos trabalhar junto com os governos em prol da cultura do nosso povo e da nossa gente”, afirmou a Presidente da IOV-Brasil, Terezinha Pasqualini Miquilin ao afirmar que a conferência foi um momento de desenvolvimento e capacitação dos representantes pelo Brasil afora. “São pessoas envolvidas com a cultura e que levam a sério as nossas tradições, cada um da sua região”, disse ela.
“Como Subsecretário de Nova Petrópolis e sócio da Perene Projetos, Comunicação e Eventos que possui interesse em auxiliar na propagação da cultura nacional, devo dizer que o encontro foi muito produtivo e com a definição destas frentes de trabalho, a atuação da IOV será mais difundida entre os estados. Hoje ela é uma organização ainda pouco conhecida, mas que com a participação de mais pessoas culturais fará a diferença na preservação das nossas tradições”, disse Staudt.
Os sócios da Perene Projetos, Comunicação e Eventos apresentaram aos presentes a possibilidade de firmar um convênio com a Universidade Feevale que possui um forte trabalho junto a cultura, desde o acesso a diversidade cultural através de apresentações variadas até Mestrado Interdisciplinar em Processos e Manifestações Culturais.
Representantes dos estados de Brasília, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo estiveram entre os cerca de 30 participantes da Conferência. Além dos novapetropolitanos, o Rio Grande do Sul ainda foi representado pela Carmem Anita Hoffmann, Subsecretária de Cruz Alta IOV-Brasil, e Everton Kniphoff da Cruz membro de Porto Alegre.

Sobre a IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares)
A IOV é uma organização mundial de pessoas e instituições que trabalham para documentar, preservar e promover todas as formas de arte popular, ambas tangíveis e intangíveis. Seu objetivo é congregar os realizadores, organizadores, pesquisadores, folcloristas, entidades administrativas, estudiosos, grupos e todos aqueles interessados no desenvolvimento, manutenção e preservação das artes populares. Trata-se de uma ONG sem fins lucrativos que preserva, documenta e promove o intercambio cultural entre os povos em mais de 190 países, com trabalhos voluntários.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br