Pinhal Alto prepara maior evento de Kerb de Nova Petrópolis
Evento que enaltece a cultura germânica acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro

Reconhecida pelo seu turismo histórico cultural, Nova Petrópolis vai provar mais uma vez que cultua sua origem germânica. Nos dias 14 e 15 de setembro, o legado de 16 famílias provindas da Alemanha há mais de 150 anos será festejado na comunidade de Pinhal Alto, interior de Nova Petrópolis. A festa religiosa que homenageia a padroeira da comunidade entra para a sua 8ª edição aguardando um público estimado em quatro mil pessoas.

O resgate da cultura germânica através do Kerb im Tannenwald inicia no sábado, 14, às 9h30min com a abertura oficial e as competições germânicas entre as equipes formadas pelas diferentes localidades que compõem o distrito do Pinhal Alto. Os jogos, realizados na Alemanha e trazidos pelos primeiros imigrantes, foram incorporados às atividades do Kerb para trazer divertimento e animação aos moradores e conhecimento das atividades dos primeiros colonizadores aos jovens e visitantes.

Ainda no sábado, a Santa Missa em homenagem à Padroeira Imaculada Coração de Maria expressa a religiosidade dos moradores locais. A procissão da Padroeira até o salão dá início ao Jantar Baile de Kerb com o melhor da gastronomia típica alemã, chopp e animação da Super Banda Real de Nova Petrópolis. Os cartões para o jantar já estão sendo comercializados no posto de Correio do Pinhal Alto sob o custo de R$ 25,00. Reservas podem ser feitas pelo telefone (54) 3298.5330. Na noite, a janta terá o custo de R$ 30,00.

Já no domingo, 15, a parte da manhã e o meio dia são reservados para a confraternização das famílias. Tradicionalmente as famílias recebem seus familiares e amigos para o almoço de Kerb. À tarde, a programação do 8º Kerb im Tannenwald é marcada pela distribuição de chopp na principal estrada do Pinhal Alto. O desfile do Bierwagen (carro do chopp), com a participação de todas as entidades culturais que formam o Pinhal Alto, leva a tradição do Kerb às ruas e convida toda a comunidade para os últimos festejos a partir das 15h. O desfile encerra em frente ao Centro Social e Cultural da localidade, onde a festa segue com a animação do Musical Quantun e Banda Porto do Som.

O evento, já vem sendo divulgado pela corte composta pela Rainha Roberta Prates, 1ª Princesa Fernanda Daniela Staudt, 2ª Princesa Thaís Giane Fernandes e pelo casal Soberano Werno Knorst e Maria Zilles Knorst, nas festividades da região. “Nós esperamos que esta edição seja novamente um grande sucesso. A maior vitória do evento é o envolvimento de toda a comunidade. Fazemos o Kerb para cultivar nossas tradições, mas também para mostrar a união da comunidade”, afirma o Presidente da Comissão Organizadora, Cláudio José Weber.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br