Municípios discutem projetos da Rota Romântica
Assembleia anual aconteceu em Nova Petrópolis

Na tarde da última quarta-feira, 29 de março, Prefeitos, secretários e representantes dos 14 Municípios que compõem a Associação Rota Romântica, além de associados, reuniram-se em Nova Petrópolis para a assembleia anual da entidade. Além de prestar contas da gestão de 2016, o Presidente da Rota Romântica, Cláudio José Weber, e a Vice-Presidente, Terezinha Marina Kuhn Haas, apresentaram ideias de projetos a serem desenvolvidos neste ano.

O assunto que evidenciou a união dos municípios em prol da divulgação do roteiro foi o projeto “Pelos Caminhos da Rota Romântica”, que consiste em unir as cidades por estradas vicinais para explorar a prática de caminhadas e passeios pelo interior dos municípios.

Destacando que ainda é necessário um mapeamento das estradas, Weber enfatizou que se carece da ajuda dos municípios para a implementação do projeto, que possui os primeiros 70 km traçados com os pontos de apoio já identificados. “Muitas empresas nos procuraram para fazer o mapeamento e criar o roteiro, mas a entidade não possui recursos para fazer tal contratação”, disse ele ao destacar que muitos municípios já organizam caminhadas e agora basta unir as cidades por essas estradas.

Outro projeto apresentado na assembleia, e aprovado por todos, é a criação da rota das cervejarias artesanais. Elton Weber, Deputado Estadual, esteve na reunião e apresentou o projeto de lei, de sua autoria, que institui a rota das cervejarias. “Este projeto somente foi protocolado visando que os Municípios da Rota Romântica e a cidade de Feliz façam parte desta rota. Preciso do apoio de uma comitiva para elaborar os critérios de participação das cervejarias e, após, enviar para apreciação dos demais deputados”, disse o Deputado ao solicitar o apoio dos municípios na elaboração do projeto de lei.

O Presidente também relembrou os projetos já desenvolvidos na rota voltados ao turismo sustentável e a preservação ambiental, onde destacou a utilização da energia solar para iluminar placas ou pontos turísticos afastados. E o projeto “Rota Romântica, um roteiro para todos” que visa introduzir um selo que indica a acessibilidade dos pontos turísticos e/ou prédios. “Hoje o número de turistas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida tem crescido e precisamos adaptar nossas cidades para recebe-los”, disse Júlio Ortolan, da Igualla Soluções em Acessibilidade.

“São muitas as propostas apresentadas e discutidas nesta assembleia. Precisamos instigar os municípios para que efetivamente participem do planejamento e execução destes projetos, pensando na coletividade e na divulgação de todas as cidades”, destacou Cláudio José Weber que ficou feliz pela expressiva participação dos municípios na assembleia.

Na oportunidade, o Presidente também lembrou que em onze municípios houve trocas na gestão municipal e, por isso, fez questão de apresentar a retrospectiva organizada na oportunidade em que a entidade completou 20 anos de história. Representando os demais Municípios, Regis Luiz Hahn, Prefeito de Nova Petrópolis, apresentou a Rota Romântica como uma entidade que representa o somatório de esforços entre as cidades.




Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br