Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre conhece o legado alemão da Rota Romântica
Visita aconteceu nos dias 14 e 15 de março

“Quero retornar mais vezes e conhecer melhor esta região”. Esta foi a opinião do Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann, e de sua esposa Daniela Traumann, após dois dias de visitação às cidades de Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

Traumann, que é o Cônsul Geral da Alemanha há seis meses no Estado, visitou a região, a convite do Presidente da Rota Romântica, Cláudio José Weber, que vem representando o Consulado Alemão na região há mais de 20 anos. Esclarecido de como surgiu a Rota Romântica, o Cônsul ficou impressionado de como o relacionamento entre os Municípios é apaziguado. “Nós trabalhamos ajudando uns aos outros. Precisamos desenvolver a Rota em conjunto”, destacou a Prefeita Cláudia Schenkel que recepcionou Traumann na sua chegada à região.

Com o objetivo de conhecer o legado germânico dos Municípios da Rota Romântica, verificar empreendimentos que contaram com o apoio financeiro do Consulado Alemão, analisar o trabalho turístico e a qualidade de vida da região, Traumann esteve na região na última sexta-feira e sábado, 14 e 15 de março.
No período foram visitados o Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn de Picada Café, o Parque Alemanha Encantada de Gramado, o Parque Caracol de Canela, o Memorial Padre Amstad, a Cervejaria Edelbrau, o Parque Aldeia do Imigrante e a Praça das Flores de Nova Petrópolis, a Editora Amstad e o Museu Comunitário da localidade do Pinhal Alto, interior de Nova Petrópolis. Em todos os momentos, o Cônsul foi recepcionado pelas autoridades locais.

“Foi uma visita rápida, mas pude ver que a Rota Romântica não é apenas um projeto turístico, mas que trabalham com projetos em diferentes áreas para beneficiarem os Municípios e a região. Gostei muito da história da região, da preservação da cultura e do estilo de vida das pessoas daqui”, destacou Traumann, ao fazer referência ainda ao trabalho de estágios da AFEBRAE para a Alemanha, conduzidos há mais de 20 anos.

“Nesta primeira visita do Cônsul a Rota Romântica, atendemos ao pedido dele de também conhecer alguns locais onde o Consulado Alemão já auxiliou financeiramente”, afirmou Weber, ao ressaltar que num próximo momento, as demais cidades também serão visitadas. Weber ressaltou que nestes últimos anos, mais de R$ 130 mil foram destinados em auxílios à Nova Petrópolis, entre eles o Museu do Parque Aldeia do Imigrante, o Museu Comunitário e a Igreja do Pinhal Alto, as Meninas Cantoras da Serra Gaúcha, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tannenwald e os Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis na aquisição de equipamentos, bem como no auxílio na vinda dos dois primeiros caminhões da Alemanha. “Conseguimos isso graças a nossa relação de confiança com o Consulado Geral da Alemanha e outros órgãos diplomáticos que representam a Alemanha”, enfatizou o Presidente da Rota Romântica.

O Presidente da Rota Romântica ainda destaca que as visitas são fundamentais para dar continuidade a parceria e buscar cada vez mais apoio e incentivos para o fortalecimento da cultura germânica na região, principalmente no ano que se comemora os 190 anos da imigração alemã.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br