Rota Romântica lança mapa ilustrativo do roteiro
Apresentação do mapa aconteceu durante jantar de confraternização entre os Municípios

Estar atento às tendências e oportunidades do mercado faz parte dos princípios da Rota Romântica e, com base nisso, a entidade lançou no dia 16 de dezembro, durante o jantar de confraternização, o mapa ilustrativo do roteiro.

Na presença de aproximadamente 80 pessoas convidadas, o Presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica, Cláudio José Weber, apresentou o mapa, criado por um artista local, que será utilizado no material institucional do roteiro e direcionado, principalmente, para as escolas.

“Criamos este mapa lúdico com desenhos de duas características marcantes de cada cidade para que as pessoas também possam associar a cidade em que estão através dos pontos turísticos e/ou características do local”, disse ele. O mapa já está no novo material institucional do roteiro e a disposição dos Municípios para utilizarem em seus materiais.

Além do mapa, o Presidente da Entidade lançou um novo projeto como desafio para 2016: Rota Acessível. O programa de turismo acessível da Rota Romântica consistirá em um selo que será aplicado em estabelecimentos das cidades que integram o circuito que, conforme a acessibilidade do local, receberão um selo de três a cinco estrelas. “Um local que permite o acesso de pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida e que oferecem, por exemplo, um cardápio com leitura em braile, serão candidatos a receberem o selo cinco estrelas”, disse Júlio Ortolan, da empresa Igualla, empresa que desenvolveu o projeto em parceria com a Rota Romântica.

A noite de confraternização também foi momento de relembrar algumas ações e atividades importantes que aconteceram ao longo de 2015. Entre as principais estão a colocação de placas de identificação dos Municípios, placas de sinalização, numeração de paradas de ônibus com o logotipo da Rota Romântica e a continuação do plantio do liquidâmbar, variedade do plátano.

Representando o Município sede da Rota Romântica, o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Daniel Sampaio Camargo, agradeceu o trabalho da entidade. “Ficamos tranquilos por termos uma entidade que nos auxilia não só a nível de turismo, mas que é referência também em outras áreas. Fazer turismo como iniciativa pública, conseguimos um pouco, mas ter a iniciativa privada presente é fundamental e conseguimos resultados muito melhores”, disse ele.

O evento também foi prestigiado por autoridades a nível de estado. “O modelo de trabalho que a rota faz, o poder público com o setor privado, talvez seja um dos exemplos que devem ser seguidos”, afirmou o Deputado Estadual, Elton Weber. E representado o Secretário de Turismo do Estado, Rodrigo dos Santos, enfatizou que o momento é de investir no turismo e ver ele como uma fonte de renda e a movimentação necessária para sair deste atual momento de crise.

O Presidente da entidade também aproveitou o momento para falar da campanha de Natal Solidário que está novamente sendo realizada em 2015. “Nossa entidade não é voltada somente para o turismo. Temos no nosso estatuto a realização de ações sociais”, disse ele. A campanha de arrecadação de alimentos e brinquedos segue até 22 de dezembro na sede da Rota Romântica.

Estiveram presentes os prefeitos de Morro Reuter, Adair Ricardo Bohn, de Estância Velha, José Waldir Dilikn, e de Linha Nova, Nicolau Haas; o Vice-Prefeito de Picada Café, Daniel Rückert; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Petrópolis, Jerônimo Stahl Pinto, e secretários municipais.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br