Tradições germânicas em evidência no Pinhal Alto
Nem a chuva e a instabilidade do tempo tirou a alegria do povo durante o 10º Kerb Im Tannenwald

A comunidade do Pinhal Alto, inicialmente chamada pelos imigrantes de Tannenwald, festejou neste final de semana, 19 e 20 de setembro, o kerb, tradicional festa religiosa de origem germânica. A instabilidade do tempo, com pancadas de chuva no sábado e domingo, afetou a realização de alguns jogos germânicos e acarretou no cancelamento da carreata do Bierwagen, mas nada abalou a alegria dos que participaram dos festejos do 10º Kerb Im Tannenwald.

O evento, criado para comemorar o legado dos antepassados que colonizaram a região, homenageou a Padroeira Imaculado Coração de Maria e provou que as comunidades interioranas preservam e cultivam a sua origem germânica. Prova disso, é a participação de nove equipes, formadas por diferentes comunidades do Pinhal Alto, nos jogos germânicos. Disputando as provas de duelo de barcos, pregar o prego, serrar o tronco, roda da carroça, boliche do xucrut’s, arremesso de ovo e arremesso de chopp, as equipes Die Feliza, Die Traizen Colonie, Bai Dings, Die Jackobstäler, Die Winthofa, Die Harmonia, Main Lait, Wo sin mea rom? e Ima Truf contagiaram a todos realizando, com alegria, cada tarefa.

“São as equipes que fazem o kerb acontecer. Precisamos das equipes que representam e integram todas as comunidades do Pinhal Alto”, disse o Presidente da Comissão Organizadora, Cláudio José Weber, ao afirmar que o evento iniciou com muita dificuldade, com poucos recursos, mas que hoje está consolidado e reconhecido na região pela preservação da cultura.

Além de festejar o kerb com jogos germânicos, com gastronomia típica e chopp, a comunidade de Pinhal Alto também mantém a religiosidade, comprovada através da centena de pessoas que acompanhou a celebração da Santa Missa em homenagem a Padroeira Imaculado Coração de Maria. O primeiro dia do evento terminou com a fartura da gastronomia típica alemã, com apresentação de danças folclóricas, competição do chopp em metro e animação do Grupo Festerê no tradicional Jantar Baile Típico de Kerb.

Infelizmente, a instabilidade do tempo no domingo, acarretou no cancelamento da esperada Carreata do Bierwagen (carro de chopp) pela principal rua da localidade. “Sentimos muito pelo cancelamento, mas não queríamos colocar todos os carros, adultos e crianças na rua e sermos surpreendidos por uma pancada de chuva”, afirmou o integrante da comissão, Paulo Roberto Staudt. A décima edição do Kerb Im Tannenwald encerrou com muita música ao som do Grupo Festerê e Brilha Som.

“Muitos fazem desta comunidade, uma das mais culturais de toda a região. A dança, o canto e a música trazida pelos nossos antepassados fazem parte da nossa história até hoje”, destacou a Rainha Isabel Maldaner, ao enfatizar que cultura sem pessoas não existe.

O evento foi uma realização da comunidade do Pinhal Alto e conta com o financiamento do Pró-Cultura/RS. Ele foi patrocinado pela Cooperativa Piá, Sulgás, Coopershoes, Suibom, Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e Sicredi. E contou com o apoio de Pousada Pinhal Alto, Editora Amstad e Sugarshoes. Maiores informações e mais fotos podem ser obtidas pelo facebook.com/KerbImTannenwald.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br