O mundo do folclore perde uma entusiasta
Falece a Presidente da IOV Brasil

Neste sábado, 21, a comunidade folclórica brasileira e internacional recebeu a triste notícia do falecimento de uma das maiores incentivadoras do folclore e da arte popular. Terezinha Pasqualini Miquilin presidiu a Organização Internacional de Folclore e Arte Popular (IOV) – Seção Brasil durante vários anos e foi Secretária Executiva Regional da IOV América do Sul, sempre incentivando as diversas manifestações artístico-culturais através dos distintos grupos folclóricos de todo o Brasil.

Terezinha escreveu parte de sua história em Nova Petrópolis onde conquistou um grande grupo de amigos e admiradores do seu trabalho em prol da cultura. Sempre admirou-se com o trabalho de preservação das tradições realizado no Município e encantou-se com o Festival na sua primeira participação em 2012, dizendo que “o festival é praticamente completo. Além das variadas atividades propostas, há todo um envolvimento da comunidade e isso é muito difícil de ser preservado”. Coordenou, em 2012, o 3º Congresso Sul-Americano da IOV ocorrido durante o 40º Festival Internacional de Folclore e participou por duas vezes como jurada da escolha das Soberanas do Folclore Alemão.

Além do seu trabalho frente à IOV Brasil, era Professora e Diretora do Colégio São Carlos de São Bernardo do Campo – SP, coordenava o Instituto Professor Rafael Pasqualini Miquilin que desenvolve atividades culturais e esportivas com crianças e jovens, coordenava o Grupo de Projeções Folclóricas Remelexo Brasileiro e criou o Festival Internacional de Folclore de São Bernardo do Campo.

Fica para nós um dos seus maiores ensinamentos: “É preciso lutar pela preservação da nossa cultura, pelo respeito às diferenças sociais e aos povos, sempre prezando pela paz mundial”.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br