Rota Romântica faz reunião com integrantes de viagem técnica
Viagem para o Circuito das Águas Paulista aconteceu em setembro

Na noite desta sexta-feira, 25, cerca de 30 integrantes da comitiva que, entre 3 e 8 de setembro conheceram o Circuito das Águas Paulista, reuniram-se para debater e sociabilizar os conhecimentos adquiridos na viagem técnica. A reunião jantar, coordenada pelo Presidente da Rota Romântica, Cláudio José Weber, aconteceu no Restaurante Oppa’s de Nova Petrópolis.

A comitiva que visitou o roteiro, localizado na Serra da Mantiqueira, foi formada por Prefeitos, Secretários de Turismo e empreendedores dos Municípios que compõe a Rota Romântica. Com o objetivo de conhecer a infraestrutura turística da região, principalmente quanto a acessibilidade, a viagem foi de muito aprendizado.

“Podemos ver na viagem que na questão de acessibilidade, nós ainda estamos muito aquém do que foi visto lá”, disse Weber ao completar que “tivemos a oportunidade de ver todas as atividades in loco para saber como é complexo atender pessoas com mobilidade reduzida”. Terezinha Haas, integrante da Diretoria da Rota Romântica ainda ressaltou que o objetivo da viagem foi de levar pessoas das áreas públicas e privadas para que pudessem visualizar como este aspecto na região ainda é muito deficitário.

O Presidente da Rota ainda destacou como sendo o ponto alto da viagem técnica, o encontro com os gestores públicos dos Municípios que integram o Circuito. “Na oportunidade foi apresentado o desenvolvimento conjunto dos Municípios paulistas e houve uma troca de informações com o roteiro da Rota Romântica”.

Na reunião de avaliação ainda foi destacado que o foco central do Circuito é trazer pessoas dos grandes centros para proporcionar um contato com a natureza. “Em alguns locais, as pessoas podem realizar todas as atividades dentro do hotel”, afirmou Weber ao apontar a diferença dos propósitos da rede hoteleira paulista e da Rota Romântica.

Entre os pontos positivos vislumbrados na viagem ainda foi destacada a sinalização turística urbana com mapas de localização e nomes de ruas em três idiomas, oferta hoteleira e gastronômica de alto nível, comércio variado com valorização de produtos regionais e o apoio do poder público para o encaminhamento de projetos para buscar recursos estaduais e federais.

Já entre os fatores negativos foram destacados a falta de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo, atrativos turísticos muito distantes e com estradas não asfaltadas, pouca sinalização do circuito nas rodovias e ausência de placas padronizadas, falta de ajardinamento urbano, atrativos turísticos fechados durante o final de semana, estabelecimentos comerciais fecham cedo e todo marketing é feito em torno das águas, faltando ênfase aos demais atrativos.

A partir desta viagem, um aspecto que, segundo o Presidente, será implantado em 2014 nos Municípios da Rota certamente são as placas de localização em três idiomas. Buscando levar cada vez mais conhecimento aos Municípios, novas viagens técnicas serão realizadas em 2014, possivelmente uma região de Minas Gerais e para Portugal e Alemanha ou Bariloche.


Sobre o Circuito
O Circuito das Águas Paulistas é referencia nacional no segmento de Turismo de Acessibilidade. Ele é localizado na Serra da Mantiqueira que compreende os Municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra, Holambra e Socorro.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br