A cultura esteve em evidência no interior de Nova Petrópolis
Comunidade de Pinhal Alto festejou o kerb, tradicional festa religiosa de origem germânica

A comunidade do Pinhal Alto, inicialmente conhecida como Tannenwald, esteve em festa neste final de semana, 14 e 15 de setembro. A localidade do interior de Nova Petrópolis comemorou o legado dos antepassados que colonizaram a região, homenageou a Padroeira da comunidade e provou que as comunidades interioranas preservam e cultivam a sua origem germânica com os festejos do Kerb.

A oitava edição do Kerb im Tannenwald registrou um público superior a quatro mil pessoas nos dois dias de festa. A festa iniciou com a realização dos jogos germânicos, disputados por nove equipes constituídas pelas pequenas localidades que formam o distrito do Pinhal Alto. Os jogos, realizados no sul da Alemanha, foram incorporados às atividades do Kerb trazendo diversão e animação. As equipes Main Lait, Die Harmonia, Die Windhofa, Die Feliza, Die Jakobstäler, Ima Truf, Wo sin mea rom?, Bai Dings e Die Traizen Kolonie disputaram as provas do barco, do estilingue, do pau de sebo, bolão infantil, boliche do xucrut’s, arremesso de ovo, da furadeira e arremesso de chopp, sendo que a equipe Ima Truf (sempre para cima) consagrou-se campeã desta edição. “Os jogos foram muito bons. As pessoas se divertiram participando e olhando”, afirmou Luiz Padovani, proprietário da Pousada Pinhal onde foram realizados os jogos externos.

A religiosidade da comunidade foi provada através da Santa Missa em homenagem a Padroeira Imaculado Coração de Maria. Centenas de pessoas acompanharam a missa e juntos rezaram pela Santa, pelas 16 famílias que há mais de 150 anos fundaram a comunidade do Pinhal Alto, por todas as famílias que hoje vivem na comunidade e pelos visitantes do evento.

Após a demonstração da fé, foi momento de provar a gastronomia típica alemã, encantar-se com a cultura expressada através das danças folclóricas e ouvir a boa música alemã da Super Banda Real de Nova Petrópolis no tradicional Jantar Baile Típico de Kerb. “A comunidade está de parabéns. A festa e a janta estavam ótimas”, disse Sonia Fantoni, moradora de Nova Petrópolis.

Apesar de festejar o kerb com intensas atividades, o momento também representa a união da família e a preservação de alguns costumes. Assim, no domingo, a programação iniciou somente às 15h, após o tradicional almoço em família na casa dos moradores do Pinhal Alto. Na presença de crianças, jovens e adultos, os festejos finais iniciaram com a animada carreata do Bierwagen (carro de chopp). Desfilando por cerca de quatro quilômetros, centenas de pessoas esbanjaram animação, empolgação e contaminaram a todos que assistiam o desfile das suas casas. Animados pela Banda Quantun, participantes foram dançando e convidando todos para encerrar o 8º Kerb im Tannenwald com muita festa. No pavilhão da comunidade, o evento terminou com a animação da Banda Quantun e Porto do Som.

“Estes dois dias de evento uniram ainda mais a comunidade que busca constantemente valorizar a cultura, seja através do canto, da dança, da preservação do idioma e da manutenção e desenvolvimento das atividades do kerb”, afirmou o Coordenador do Evento, Cláudio José Weber.

A Rainha Roberta Prates, junto às Princesas Fernanda Daniela Staudt e Thaís Giane Fernandes, ficou feliz com o crescimento do evento, em atividades e público, comemorou principalmente a união da comunidade, a preservação da cultura e a fé das famílias.

Presente em diversos momentos do evento, o Prefeito Régis Luiz Hahn, parabenizou o trabalho realizado pela comunidade. “Tenho certeza que estas 16 famílias que se instalaram aqui, hoje tem orgulho desta comunidade e do evento”, afirmou ele ao dizer que fica feliz que a união das famílias que permanecem com o almoço em família apesar dos festejos do evento. “Que a Padroeira olhe por toda a comunidade e pela união da grande família do Pinhal Alto”, completou o Prefeito.

O 8º Kerb im Tannenwald foi uma realização da Associação dos Moradores do Pinhal Alto. O evento foi financiado pelo Pró-Cultura/RS com o patrocínio da Fundição Alca e da Coopershoes. Ainda teve o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, Cooperativa Piá, Benoit, Sicredi Pioneira, Sugarshoes, Editora Amstad, Pinhalense Viagens e Turismo, Pousada Pinhal Alto, Lavagem e Borracharia Elo.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br