Rota Romântica busca conhecimento sobre cicloturismo no Vale Europeu
Viagem aconteceu de 24 a 27 de janeiro

Uma oportunidade ímpar para conhecer uma região de ecoturismo fortemente desenvolvido. Assim, resume-se a viagem técnica da Rota Romântica que aconteceu entre os dias 24 e 27 de janeiro ao Vale Europeu em Santa Catarina.

A comitiva formada por prefeitos, secretários de turismo e representantes do trade turístico conheceu a administração e implantação do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI e como funciona a comercialização do circuito de cicloturismo formado por 12 municípios. A gestora Arlete Regilene Scoz apresentou a estrutura do consórcio e explanou como chegaram a este formato para o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil.

Com recepções oficiais em Timbó, Pomerode e Rodeio, os integrantes do grupo fizeram diversos questionamentos acerca da administração pública do circuito e referente a organização do turismo de aventura/cicloturismo. A exemplo da Rota Romântica, o Prefeito de Timbó, Jorge Augusto Kruger, enfatizou que a região também trabalha o turismo de forma coletiva, porém em formato de consórcio. O guia e turismólogo Alexandre dos Santos Gomes apresentou ao grupo o trajeto que circuito de cicloturismo que inicia na cidade de Timbó.

Em Pomerode, cidade que ostenta o título de cidade mais alemã do Brasil, a comitiva foi recepcionada pelo Prefeito Érico Kriek, Vice-Prefeita Gladys Siervert e a Diretora de Turismo, Sandra Cristina Nienow. Na cidade, puderam conhecer o Museu Pomerano e a Rota Enxaimel que integra o circuito de cicloturismo e oportuniza aos turistas um pouco de história e cultura da região. O roteiro Caminho dos Anjos, localizado no município de Rodeio, também foi percorrido pelo grupo acompanhado do Diretor de Turismo da cidade, Airton Souza.

“Voltamos com diversas ideias de como podemos gerenciar e iniciar a implantação do roteiro de caminhadas e cicloturismo da Rota Romântica. É um projeto desafiador, mas com a união de todos os municípios alcançaremos a criação deste produto turístico integrado”, destaca o Presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio José Weber.


Fotos de Adriana Bäcker



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br