Rota Romântica investe em um roteiro acessível a todos
Novidades foram apresentadas durante assembleia da entidade

Rota Romântica, um roteiro para todos. É com este mote que a entidade apresentou suas prioridades para 2016 na assembleia anual realizada no último dia 30 de março, na sede da Rota Romântica em Nova Petrópolis.

Um mapa tátil que através da leitura em braile ajuda as pessoas com deficiência visual a localizarem-se no roteiro e uma rampa móvel, criada sob medida, para o acesso à Torre de Informações Turísticas foram entregues ao Município pela empresa Igualla, parceira da Associação Rota Romântica na implantação deste projeto. Júlio Ortolan, da Igualla Soluções em Acessibilidade, apresentou estatísticas e dados econômicos demonstrando a importância de um roteiro de fácil locomoção para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

“A acessibilidade será a bandeira da Rota nos próximos anos. Estamos dando o primeiro passo de um trabalho amplo que será desenvolvido com os demais Municípios”, afirmou o Presidente da Associação Rota Romântica - ARR, Cláudio José Weber, ao ressaltar que a intenção não é demolir nada, mas introduzir aos poucos o atendimento às normas de acessibilidade. Na oportunidade, o Prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, também recebeu um estudo completo sobre as necessidades da Torre de Informações no que se refere ao atendimento destas normas.

Entre as demais novidades apresentadas está a intenção de introduzir árvores robustas com floração o ano todo para a sinalização natural do roteiro. E, ainda, o mapeamento de caminhos alternativos por estradas vicinais, interligando os 14 Municípios, para oferecer trajetos para caminhadas e outros esportes. “É uma demanda que vem de outras regiões. Queremos oferecer caminhadas e meios de hospedagem e alimentação”, ressaltou o Presidente.

A prestação de contas do ano de 2015 e a apresentação de um relatório com o resumo das ações e atividades realizadas no ano anterior, também foram apresentadas pela Diretoria da ARR.

Participaram da assembleia os Prefeitos Regis Luiz Hahn de Nova Petrópolis, Rejani Maria Würzius Stoffel de Presidente Lucena e Rodrigo Fritzen de Santa Maria do Herval. As cidades de Ivoti, Picada Café, Dois Irmãos, Linha Nova e Gramado também foram representados por secretários municipais.



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br