Cooperativas Escolares da região visitam Sunchales na Argentina
Viagem de intercâmbio aconteceu de 27 a 30 de julho

Em função da irmandade firmada entre Nova Petrópolis e Sunchales em 2010, um grupo de 54 alunos e professores, representando 26 Cooperativas Escolares de Nova Petrópolis e região, participaram de um intercâmbio de estudos entre os dias 27 e 30 de julho. Organizada pela Casa Cooperativa, a viagem teve por objetivo conhecer o funcionamento das cooperativas escolares de Sunchales, onde foram recepcionados por Raúl Colombetti. Sunchales é Capital Nacional do Cooperativismo da Argentina, assim como Nova Petrópolis é no Brasil.

“Através do contato com alunos e professores sunchalenses, descobriram-se diferenças e semelhanças no funcionamento das cooperativas escolares. A experiência seguramente oportunizou novos aprendizados e se constitui numa importante ferramenta motivacional aos jovens cooperativistas e professores brasileiros”, aponta o Coordenador do Projeto das Cooperativas Escolares, Everaldo Marini.

Sunchales buscou no cooperativismo e na união de esforços a superação das dificuldades. O resultado disso é o grande número de cooperativas bem sucedidas que existem na cidade, inclusive a Sancor Seguros, uma das maiores companhias de seguros da Argentina e que atua, também, fora do país. O grupo visitou esta e dez cooperativas escolares, a Casa Cooperativa de Sunchales, o Monumento ao Cooperativismo, a Praça Nova Petrópolis, a Cooperativa de Água Potável e a cooperativa Sancor C.U.L. (indústria láctea).



Fonte: Perene Projetos, Comunicação e Eventos
Rua Vicente Prieto, 1680
Pinhal Alto | Nova Petrópolis | RS
CEP: 95160-000 | contato@projetosperene.com.br